AmBAr Amarelo

Visões amarelas de um mundo colorido...

Saturday, May 27, 2006

Auto-reflexão, é uma coisa necessária, porém perigosa.

Somente aquele que é capaz de repensar seus valores pode evoluir. isso é um tipo de adaptação, vamos adaptando nosso pensamento à realidade em nossa volta, aos poucos vamos nos tornando pessoas melhores.
Quando jovens podemos mudar de opnião muito facilmente ( alias quando joven tudo é muito facil hehehe ). Porém a medida que vamos envelheçendo fica mais dificil praticar a auto-reflexão, acho que isso ocorre em virtude da natureza perigosa dessa prática.

Refletir sobre nós mesmos, pode ser angustiante, gastamos sempre muita energia mental para não cairmos em dois erros muito comuns:

1º ) Nos acharmos ruim demais. Quando refletimos sobre o que somos, o que pensamos e como agimos, é relativamente fácil enxergar nossos defeitos, Principalmente quando as coisas dão errado, voltamos o pensamento para nós, em busca do motivo pelo qual erramos. e acredite a mente humana pode ser perversa até consigo mesma. vamos nos culpando e ao mesmo tempo nos punindo, nos achando inferior, imperfeitos, falhos, e é aí que muita gente cai em depressão.
(se a mente humana fosse um programa de computador a depressão seria um loop infinito)

2º ) Nos acharmos bom demais. Sabe como é.. "vaidade, tudo é vaidade" já dizia o sábio Salomão. Ver nossos defeitos pode ser algo doloroso, é mais prático enxergar apenas nossas virtudes, afinal de contas ninguem como nós mesmos sabemos de có e salteado nossas qualidades. Apesar de muitas vezes esconde-las, estamos sempre esperando que alguem possa perceber e nos acariciar o ego... Até aí tudo bem, o problema é quando nós mesmos fazemos isso ! Dessa forma nunca vamos aprender com nossos erros, até porque não há tempo para pensar neles, nem certeza de que realmente erramos, talvéz todo o mundo à nossa volta esteja errado ! é isso mesmo, talvez o mundo devesse se adaptar a nós... Afinal esse mundo não foi capaz de enxergar nossas qualidades tão especiais.



Quando jovens, energia não é um problema, temos de sobra e é até saudável que a gastemos o máximo possível... o exercício de auto-reflexão pode então ser feito sem muitos problemas.
Porém não é apenas nosso corpo que se cansa com a velhice, nossa mente também...
com a idade, não temos mais disposição para enfrentar esses conflitos mentais. é mais fácil ser apenas um espectador da vida.

Aí eu me questiono, será apenas cansaço, falta de disposição.. ou sera que no fim percebemos que seja qual for o prisma, a realidade sempre será uma imagem confusa, refletida em nossa mente ?

6 Comments:

At 7:32 PM, Anonymous Anonymous said...

Hummmmm...

parabénssss... ficou muito massa! (o bixinhu nem gosta de ser elo...giado hihihi) x}~

bem.. responder a essa questão eu naum me atrevo! :P

Afinal, tudo eh muito relativo! hihii
:***

 
At 5:48 AM, Anonymous Anonymous said...

eh...muito legal..realmente a auto reflecao eh dificil... ja eu enxergo muito meus defeitos e pouco minha virtudes.... temos q lutar contra o tempo, e nos fortalecer nas derrotas... as quedas nos ensina, o problema eh nao cair duas ou mais vezes na mesma coisa... a vida eh curta, nao sabemos quando iremos, nao sabemos o q vai acontecer de verdade....

 
At 9:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Noooooossa!! tema difícil esse hein?!mas antes de tentar esboçar algo aqui, quero dizer que ficou ótimo seu blog, amore mio,e suas reflexões como sempre muito pertinentes!!
Ao tratarmos de nosso "eu",as coisas se tornam extremamente complexas.Pq? bem,pq ao analisarmos a nós mesmos temos q nos despreender de nossos preconceitos, pre-noções, como diria Durkheim.Aliás, ao analisar qq coisa.Mas nesse caso,p/perceber suas atitudes, comportamento, se estão alinhados ou não, é preciso um parâmetro né? Aí pega-se como parâmetro a própria sociedade onde vive, com seus costumes, cultura,valores...e dentro disso, vai se auto-analisando,questionando-se será que minhas concepções teóricas, ideológicas condizem com o todo ao meu redor? se de repente a resposta não é a que esperava!se talvez você tenha mudado, por influência do próprio meio, de sua leituras...e a partir disso, muda suas conclusões e resolve seguir a trilha q agora considera correta? talvez nesse momento surja uma inquietação, uma crise (existencial)no modelo q.o prórpio indivíduo havia criado (ou a sociedade lhe imposto).Qdo jovens essas mudanças têm mais chances de ocorrer,mas a maturidade nos dá mais segurança.Os questionamentos agora deixam de sê-los para tornarem-se respostas.
Acho q com tudo que foi acumulado durante a vida, fica mais nítida a linha a seguir.A mudança se torna mais efetiva!

 
At 9:11 PM, Anonymous Anonymous said...

Aff!! desculpa me empolguei.Prometo que nos próximos serei menos prolixa.Era só p/comentar né, não p/fazer outro post rsrrs
bjos

 
At 10:05 AM, Blogger AmBAr Amarelo said...

This comment has been removed by the author.

 
At 11:25 PM, Blogger Samuray said...

A vida tem dessas coisas...
É um curta experiencia de tempo integral sempre limitada pela percepção dos fatos...
Muitas perguntas ,poucas respostas, marcam o principio do que entendemos como nosso "EU"...
Enquanto seres que cumprem papeis sociais o tempo inteiro somos coagidos e treinados a seguir regras e modelar atitudes que muitas vezes podem nos afastar do verdadeiro foco...de nós mesmos...
as armadilhas nas entrelinhas dos contratos sociais que nos propomos enquanto entidades envolvidas no processo perfilam muitas vezes contrastes reveladores...não seriam os amigos, o produto direto de nossas escolhas?
qual principio rege a identidade dos fatos?até que ponto penso ou reflito quem realmente eu sou?ou mais...seria a individualidade possivel, mediante a massificação dos padroes humanos e sociais?
Sinceramente talvez um simples reflexo no espelho seja a melhor resposta...ou ausencia dela...uma imagem vale por mil palavras.
A consciencia é uma novidade na escala evolutiva,por isso estamos sempre tropeçando...a principio desenvolvida como uma resposta ao meio,é uma estrategia nova criada pela Natureza, como tentativa de aumentar as chances de adaptação da especie...sua base central e cerne de interação são as emoções,cujo o papel inédito nos permite encarar as nuances sociais e nos legar essa existencia pluricultural complexa extremamente estratificada que percebemos como sociedade...
A razão e como a conhecemos hoje e sua semantica veio depois(ou ainda não a desenvolvemos né,ehehe)...e com ela as normas de conduta e controle mais abragentes.
Somos criaturas projetadas para o social e nosso mundo só existe circunscrito nesse universo..fora dele não existimos...
A verdade atual é que não somos estimulados a refletir, pq isso representa um risco ao "status quo" dominante...
O sistema sobrevive porque existem massas de manobra...ricos não vivem sem pobres...e principalmente hoje...conhecimento é poder...dominar um saber especifico em uma sociedade industrial como a nossa, pode lhe trazer dinheiro e potencial de manobra...já dominar a si mesmo seria estar mais proximo desse conceito tão complexo e fugaz que é ser livre...o que colocaria em xeque a hegemonia dominante de consumo, ferindo o ciclo de espolio das elites.
Seria desnecessario dizer que não podemos escapar a esse estigma, pois somos a expressão desse mesmo sistema, que se repete sem cessar...
A unica fuga real, não abrange este mundo...é de natureza abstrata...é de outro dominio...o da alma...mas aí já é outra estoria.
Todas as desculpas são instrumentos politicos...da mesma forma que a fé simboliza a redenção através da vontade individual.
A imagem no espelho jamais deixará de ser uma imagem...é uma projeção, de fato não corresponde a realidade,pois nosso mundo o da "imagem verdadeira" habita preconizado em amplos sentidos imateriais e intangiveis a luz.
...Somos o reflexo daquilo que acreditamos...

 

Post a Comment

<< Home