AmBAr Amarelo

Visões amarelas de um mundo colorido...

Sunday, May 28, 2006
















A revolução P2P
.

“Ó maravilha!
Que adoráveis criaturas aqui estão!
Como é belo o gênero humano!
Ó Admirável Mundo Novo
Que possui gente assim!”

(William Shakespeare, “A Tempestade, ato V)

Vivemos num período de constantes inovações tecnológicas que estão tranformando nossa sociedade, gerando novos valores e tornando obsoletos outros mais...
São tantas mudanças ocorrendo quase ao mesmo tempo, que já não damos conta de todas, e muitas passam desapercebidas aos nossos olhos.
Eu diria que com a internet estamos passando por uma nova "renascença", Milhões de pensadores, programadores e entusiastas das novas tecnologias estão transformando nosso mundo ! Na chamada "sociedade da informação" as coisas acontecem na velocidade da luz e atingem todo o globo.
Nesse novo cenário não há espaço para o velho pensamento capitalista do século XX. Quem tenta manter as velhas práticas na rede acaba falindo, como é o caso da AOL.
Por outro lado, quem se adapta pode fazer fortuna do dia para noite, como o google.
Aqui a criatividade vale mais que ouro, pequenos programadores com uma grande idéia podem competir com grandes corporações e ameaça-las verdadeiramente.

Essas revoluções tem um impacto tão grande em nossa sociedade que acaba por invertendo vários valores, o que antes achavamos errado agora é certo... e o que era certo agora é errado...
Hoje em dia cobrar para usar algum servico da internet é quase um pecado ! na rede reina a cultura da gratuidade, Todos os dias milhões de pessoas compartilham seus arquivos de música, texto, vídeo, e até suas conexões Wireless.
A informação está deixando de ser concentrada em grandes provedores de mídia (TV´s, Rádios, Jornais, Cinema) não dependemos mais de grandes corporações para obtermos informação. agora basta pegarmos com nosso vizinho digital.
A tecnologia tornou acessível para qualquer um a possibilidade de ser um provedor de informação.
Qualquer pessoa pode publicar suas opniões e notícias na rede, Suas músicas, e as músicas dos outros (heheh). a propriedade intelectual está sendo questionada, o que antes era um direito quase que sagrado, agora esta se tornando algo banal.
As grandes corporações de mídia estão com seus dias contados, estão vendo seu império ser destruido por jovens que ainda nem sairam da faculdade.
travam batalhas judiciais na tentativa frustrada de conter o avanço de nossa sociedade digital !
porém essa é uma guerra perdida para as industrias de mídia ! é um caminho sem volta !

não dependemos mais delas, agora somos livres !
Artistas antes desconhecidos que nunca pagaram JABÁ para tocar nas rádios, estão fazendo sucesso do dia para noite, graças a internet e sua mídia alternativa.
as pessoas estão produzindo sua mídia em casa e com boa qualidade !

Corporações e Governos estão tentando freiar esse caráter anárquico da rede, afinal não é interessante para eles ter pessoas pensantes, espalhando suas opniões para todo o mundo !
outra guerra perdida, nem mesmo a China vai conseguir filtrar toda a internet, é uma questão de tempo até eles desistirem....

Não se pode deter o novo, não se pode deter a criatividade.
Este é o homem, transformando o mundo à sua volta.

Bem vindos ao Admirável Mundo novo que possui gente assim!

2 Comments:

At 6:19 PM, Anonymous Anonymous said...

\o/ \o/ \o/ \o/ \o/
é muito complicado quando se fala de "digitalização",até onde ela vái? dá pra ficar só nas informações, enquanto notícias? a gente não ta no caminho pra "digitalização" do homem em todos os aspectos, sejam eles intrínsecos a ele como os sentimentos ou MP3 no computador?
hummmm será?!?!?!

p.s.: muito bom o blog. (rs)

 
At 8:15 AM, Blogger Gil... said...

Estou respondendo o seu comentário em meu blog... Fico confuso com algumas "preocupações", tendo em vista que parecem mais conservadorismo... Vc n respondeu as provocações e colocações que fiz... Pelo q deve ter percebido n defendo certos pontos de vista elencados pelo Movimento Negro... n acredito neles... POrém, afirma que nossa nação é homogeinamente BRASILEIRA n seria cair em alguma ingenuidade que beiraria o senso comum? Cotas para escola publica terião o mesmo peso q cotas "raciais"? Bem, n acho q estamos importando algo dos EUA, já que lá existe preconceito etnico e aqui, em relação aos pretos, o q se dá é um preconceito de cor... Ora, uma pessoa pobre com a pele clara terá os mesmos entraves culturais e psicológicos em sua construção social individual? Fico por aqui... por eqt... Saudações...

 

Post a Comment

<< Home